Inmet previu precipitação de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h; Marinha também emitiu aviso para o litoral capixaba
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) encerrou, ao meio-dia deste domingo (13), o alerta amarelo de chuvas intensas para 48 cidades do Espírito Santo. O aviso, que teve início no sábado (12), previa chuvas com volume de até 50 milímetros por dia e ventos fortes, com rajadas entre 40 e 60 km/h.
Durante o período do alerta, havia baixo risco para ocorrência de alagamentos, cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. O aviso fazia parte do sistema de monitoramento preventivo do Inmet, com foco na segurança das populações locais.
Cidades incluídas no alerta
As cidades capixabas sob o alerta foram:
Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
Alerta também no litoral
A Marinha do Brasil também emitiu um alerta marítimo para a faixa litorânea entre Arraial do Cabo (RJ) e Vitória (ES), válido entre a tarde de domingo (13) e a noite de segunda-feira (14). A intensificação de um sistema de alta pressão sobre o oceano pode provocar rajadas de vento de até 60 km/h (33 nós).
Em razão das condições adversas, a recomendação é que embarcações de pesca, esporte e recreio evitem navegar durante o período. A Marinha orienta ainda que os navegantes acompanhem os avisos atualizados por meio do site oficial do Serviço Meteorológico Marinho ou pelos aplicativos Previsão Ambiental Marinha (PAM) e Boletim ao Mar, disponíveis para Android e iOS.

