
O Governo do Espírito Santo deu mais um passo importante para modernizar o atendimento na saúde pública. A partir de agora, os cidadãos capixabas podem atualizar seus dados de contato diretamente pela plataforma digital Integra Saúde Capixaba, sem precisar ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
A medida tem como objetivo facilitar o agendamento e confirmação de consultas, exames especializados e cirurgias eletivas, além de aumentar a eficiência do sistema de regulação do SUS no estado. O novo serviço foi viabilizado graças à integração entre a Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS) e a Plataforma Estadual de Regulação, que concentra as informações sobre procedimentos e leitos hospitalares.
“A atualização dos contatos do cidadão é uma medida simples, mas essencial para o bom funcionamento do SUS. Estamos tornando esse processo mais ágil e acessível, fortalecendo a comunicação com o usuário e garantindo mais eficiência no atendimento”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Para atualizar os dados, o usuário deve ter cadastro no sistema Acesso Cidadão, do Governo do Estado, e acessar o site integra.saude.es.gov.br. Na área “Meu Perfil”, é possível inserir ou corrigir informações como telefone e endereço. O processo pode ser feito pelo computador ou celular.
Além de dar mais comodidade ao cidadão, a atualização cadastral busca reduzir o número de faltas em consultas e exames especializados — o chamado absenteísmo —, que muitas vezes ocorre por dados de contato desatualizados. A medida também visa melhorar a gestão de cirurgias eletivas, já que muitos pacientes autorizados para internação acabam não sendo localizados.
Como funciona a integração
O Integra Saúde Capixaba, lançado em novembro de 2024, é um portal criado para unificar e qualificar os dados de saúde dos usuários do SUS no Espírito Santo. Ele faz parte das ações de saúde digital da Secretaria da Saúde (Sesa) e está vinculado à REDS, que permite o intercâmbio de informações entre diferentes pontos da rede pública de saúde.
Ao atualizar os dados na plataforma Integra, as informações do cidadão são automaticamente compartilhadas com o sistema de regulação estadual, permitindo um cadastro único e integrado que facilita o acesso e o acompanhamento dos serviços de saúde.