
Na última segunda-feira (23), um produtor rural acionou a Polícia Militar Ambiental após suspeitar da presença de uma onça nas proximidades de sua plantação de café, localizada na comunidade de Santa Fé, zona rural de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
Segundo relato do agricultor, foram captados sons semelhantes a rosnados de um felino de grande porte. Embora o animal não tenha sido registrado visualmente, um vídeo mostra o barulho característico. Em outra gravação, aparece um bezerro morto, que, de acordo com o dono, pode ter sido vítima de um ataque do suposto predador.
Diante da denúncia, uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi enviada ao local para averiguar a situação. Os agentes realizaram buscas na região e coletaram informações com o produtor, mas não localizaram nenhum animal silvestre de grande porte.
Em nota, a corporação informou que orientou os moradores da região quanto às medidas de segurança e ressaltou a importância de preservar também a vida do animal, caso ele realmente esteja circulando na área.
“A 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental está preparada para adotar as medidas necessárias em caso de contenção e recolhimento de felinos de grande porte. Nesses casos, serão acionados os órgãos ambientais competentes, que avaliarão a melhor forma de manejo e a realocação do animal em uma área de mata preservada”, informou a corporação.
Fote : agazeta