
Janela de transferências agita os bastidores e movimenta os principais clubes do país para o restante da temporada.
Após um mês de pausa devido à disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Campeonato Brasileiro retorna neste fim de semana com novidades importantes nos elencos. Com a reabertura da janela de transferências, clubes aproveitaram o período para realizar ajustes, seja com contratações ou saídas estratégicas visando o segundo semestre da temporada.
Entre os principais reforços anunciados estão Arthur Cabral, Willian Arão, Joaquín Correa, Jorginho e Álvaro Montoro. Por outro lado, nomes de peso como Estêvão, Gerson e Igor Jesus se despediram do futebol brasileiro.
Em função do Mundial, foi criada uma janela extraordinária entre os dias 2 e 10 de junho para a Série A, além do período regular de contratações, que vai até 2 de setembro.
Até agora, Atlético-MG, Bahia e Cruzeiro foram os únicos times da elite que não realizaram movimentações significativas durante a pausa. Veja a seguir um panorama completo do vai-e-vem nos clubes:
Clubes Cariocas
Os times do Rio de Janeiro foram os que mais se movimentaram. O Botafogo, atual campeão brasileiro, trouxe nomes importantes como Arthur Cabral, Joaquín Correa, Kaio Pantaleão, Álvaro Montoro e o goleiro Cristhian Loor. No comando técnico, Renato Paiva deixou o cargo e deu lugar ao italiano Davide Ancelotti.
No Flamengo, a principal baixa foi Gerson, vendido ao Zenit (Rússia). Para repor, o clube contratou o experiente meia Jorginho, ex-Arsenal.
O Fluminense apostou na chegada de Soteldo, vindo do Santos, para reforçar o elenco visando o Mundial. Já o Vasco manteve Philippe Coutinho e está perto de anunciar Thiago Mendes. O francês Payet deixou o clube após passagem discreta.
Clubes Paulistas
Os paulistas foram mais pontuais nas movimentações. O Bragantino trocou defensores: Douglas Mendes saiu e Gustavo Marques, do Benfica, chegou. O meia Bruninho retornou de empréstimo, mas segue lesionado.
O Palmeiras perdeu Estêvão para o Chelsea, mas contratou o paraguaio Ramón Sosa, do Nottingham Forest. O Corinthians perdeu Igor Coronado e Giovane, sem sucesso na tentativa de trazer Biel, do Sporting.
O Santos garantiu a permanência de Neymar e trouxe Willian Arão e Igor Vinícius. Veron, Godoy e Soteldo foram embora. O São Paulo mudou de técnico: Hernán Crespo voltou no lugar de Zubeldia, e dispensou jogadores pouco utilizados. O estreante Mirassol contratou Felipe Jonatan, Alesson e Carlos Eduardo.
Clubes Nordestinos
No Nordeste, o destaque foi o Vitória, com oito saídas e três chegadas: Rúben Rodrigues, Renzo López e Thiago Couto. Porém, perdeu peças importantes como Janderson, Gustavo Mosquito e Wellington Rato.
O Sport, lanterna da competição, fez poucas mudanças: trocou goleiros com o Vitória, trouxe Pedro Augusto e negocia com o uruguaio Ignacio Ramírez.
O Fortaleza investiu pesado com contratações como José Herrera, Adam Bareiro, Matheus Pereira e o retorno de Ryan Guilherme. Saíram Pol Fernández, Felipe Jonatan e outros três atletas.
Já o Ceará teve baixa movimentação, liberando Lelê, Recalde e Léo Rafael, todos reservas.
Clubes Gaúchos
No Sul, o Internacional trouxe o lateral Alan Benítez, do Cerro Porteño, enquanto Gabriel Carvalho foi para o futebol saudita.
O Grêmio contratou Alex Santana, emprestado pelo Corinthians, e contou com o retorno de Carballo, vindo da MLS.
Na vice-lanterna, o Juventude se reforçou com Hudson, Marcelo Hermes, Rafael Bilu e Lucas Fernandes, além de negociar com Gabriel Veron. A única saída foi o meia Jean Carlos.
Com tantos ajustes, o segundo turno do Brasileirão promete ainda mais emoção e equilíbrio. A janela segue aberta até 2 de setembro — e os bastidores continuam fervendo.