
O ex-vereador de São Gabriel da Palha, Thiago Silva (União Brasil), quitou recentemente uma dívida judicial por danos morais após ter uma motocicleta penhorada pela Justiça. A indenização foi paga ao também ex-vereador Waguinho da Saúde, encerrando um processo por calúnia e difamação que tramitava desde 2018.
A ação teve início após Thiago Silva, à época sem mandato, publicar nas redes sociais acusações de que Waguinho da Saúde teria usado dinheiro público para custear uma viagem da esposa a Brasília (DF). As declarações foram consideradas caluniosas e sem qualquer comprovação, resultando em condenação na 1ª Vara de São Gabriel da Palha, no processo nº 0000895-94.2018.8.08.0045.
A sentença, assinada pelo juiz Paulo Moisés de Souza Gagno, determinou o pagamento de R$ 3 mil por danos morais. Como Tiago não recorreu nem pagou o valor no prazo estabelecido, a dívida foi atualizada para mais de R$7 mil. Diante da inadimplência, a Justiça autorizou a penhora de bens do ex-vereador.
Uma motocicleta em nome de Thiago Silva foi localizada e penhorada, sendo posteriormente utilizada para a quitação do débito. Com isso, o processo segue para encerramento definitivo.
O caso reforça a importância da responsabilidade no uso das redes sociais e as consequências legais espalhar Fake News e de fazer acusações infundadas, sobretudo quando envolvem figuras públicas.