
Distribuição será proporcional ao saldo de cada trabalhador em 31 de dezembro de 2024; pagamento será feito até 31 de agosto
A distribuição de R$ 12,84 bilhões em lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), referente ao ano de 2024, foi aprovada na última quinta-feira (24) pelo Conselho Curador do fundo. O valor será dividido entre os trabalhadores que possuíam saldo em contas do FGTS até o fim do ano passado.
Quem tem direito?
Todos os trabalhadores que tinham saldo em contas vinculadas ao FGTS em 31 de dezembro de 2024 vão receber uma parte desse lucro. O pagamento será proporcional ao valor que cada pessoa tinha no fundo na data de referência.
Mais de uma conta? Recebe em todas
Quem tiver mais de uma conta do FGTS — seja ativa (do emprego atual) ou inativa (de empregos anteriores) — também será beneficiado. O crédito será feito em todas as contas, respeitando a proporcionalidade do saldo.
Quando o dinheiro será depositado?
O valor será creditado até o dia 31 de agosto de 2025, diretamente nas contas do FGTS dos trabalhadores.
O depósito aumenta o rendimento total do fundo, que já é corrigido anualmente pela Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano. Com os lucros distribuídos, o rendimento final do FGTS se aproxima — ou até supera — o da poupança.
📌 Fique atento: o valor depositado como participação no lucro não pode ser sacado imediatamente, exceto nas situações previstas em lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, entre outras.