O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu autorização para contratar 39.108 profissionais temporários que irão atuar nos Censos Agropecuário, Florestal e Aquícola e no Censo da População em Situação de Rua. A liberação do processo seletivo foi publicada pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento, no Diário Oficial da União.
As oportunidades serão destinadas a cargos temporários de nível médio e nível superior, com vagas distribuídas em diversas regiões do país. De acordo com a portaria que autoriza a seleção, o edital deve ser publicado em até seis meses, com prazo máximo até 17 de junho.
A seleção dos candidatos será realizada por meio de provas objetivas. Do total de vagas autorizadas, 38.088 são para cargos que exigem ensino médio e 1.020 para funções de nível superior. Os valores de remuneração ainda não foram divulgados pelo IBGE.
A contratação temporária tem como objetivo garantir a execução dos levantamentos estatísticos, que são fundamentais para a formulação de políticas públicas e para o planejamento de ações governamentais em diferentes áreas do país.

