
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou, nesta terça-feira (1º), um projeto de lei ao Congresso Nacional que propõe transformar o 2 de Julho em feriado nacional.
A data, já comemorada como feriado estadual na Bahia, marca a consolidação da Independência do Brasil com a retirada definitiva das tropas portuguesas do território baiano em 1823, quase um ano após o grito de Dom Pedro I às margens do Ipiranga.
A proposta foi anunciada em vídeo publicado nas redes sociais do presidente, no qual ele aparece ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o líder do governo no Senado, Jacques Wagner. Ambos já governaram a Bahia.
Também estava presente o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira.
“Dom Pedro deu o grito da Independência, mas foi no 2 de Julho que os baianos garantiram que os portugueses deixassem o Brasil de vez. Isso não está nos livros didáticos, mas precisa ser reconhecido como parte essencial da nossa História”, afirmou Lula na gravação.
Segundo o presidente, a aprovação do projeto corrige uma lacuna no ensino histórico do país e valoriza a participação popular, especialmente dos baianos, na luta pela soberania nacional.