
Apreensão em Cariacica feita pela PRF da droga oxi, arma e munições Crédito: Divulgação/PRF
Durante uma operação de fiscalização realizada na tarde deste sábado (14), em Cariacica, na Grande Vitória, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 14 quilos de uma substância análoga ao óxi — uma droga considerada ainda mais potente e nociva que o crack. Além do entorpecente, os agentes encontraram uma pistola da marca Taurus e dois carregadores com munições.
De acordo com a PRF, o óxi tem como base a pasta extraída da folha de coca, misturada com produtos altamente tóxicos e baratos, como cal virgem, querosene, gasolina ou até água de bateria. Essa combinação reduz o custo de produção e facilita a disseminação da droga.
Ainda segundo a corporação, o óxi é produzido principalmente em países como Bolívia e Peru, tendo ingressado no Brasil pelo Acre em 2005. Desde então, se espalhou por diversos estados brasileiros, entre eles São Paulo, Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia.
As investigações sobre o caso continuam, e os responsáveis pelo transporte da droga e da arma devem responder por tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo.