
São Gabriel da Palha está entre os 14 municípios do Espírito Santo contemplados, em primeira etapa, com o Kit Mulher Viva+, iniciativa do Governo do Estado para estruturar os Organismos de Políticas Públicas para Mulheres (OPMs). O kit é composto por veículo, computador, retroprojetor e equipamentos que irão fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero.
A coordenadora do OPM, Dandarah Teixeira Miniño, destacou o significado dessa conquista para o município e agradeceu a confiança recebida. “Esse kit representa muito mais do que equipamentos: simboliza a construção de uma rede de proteção, acolhimento e voz para as mulheres. Quero agradecer ao prefeito Tiago Rocha, que confiou em mim e determinou que São Gabriel da Palha organizasse políticas públicas de combate à violência contra a mulher, e também à primeira-dama e secretária de Assistência Social, Marcela Rossoni Rocha, que acreditou no meu trabalho e confiou essa missão tão importante. É uma honra fazer parte dessa história e da implantação do OPM em nossa cidade”, afirmou.
Além do kit, já foi enviado à Câmara o projeto de lei para criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que irá ampliar o debate e consolidar as ações no município. O Governo do Estado anunciou ainda a continuidade do programa, com novos editais que permitirão a inclusão de mais municípios.
Com essa conquista, São Gabriel da Palha reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e se coloca na vanguarda da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e segura.