
As viaturas policiais do Espírito Santo vão contar, em breve, com tecnologia avançada para reforçar o combate à criminalidade. Segundo o governador Renato Casagrande, 300 câmeras já foram contratadas e estão sendo instaladas em veículos da segurança pública. Os equipamentos serão voltados para a parte frontal das viaturas e terão leitura automática de placas de veículos e reconhecimento facial.
A medida tem como objetivo identificar foragidos da Justiça e localizar carros roubados ou com restrição de furto, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das forças policiais.
Monitoramento em tempo real nas ruas
De acordo com Guilherme Pacífico, subsecretário de Estado de Comando e Inovação, as viaturas com as novas câmeras irão atuar inicialmente na região metropolitana. Os equipamentos serão usados para:
-
Leitura de placas em abordagens;
-
Varredura de veículos estacionados irregularmente;
-
Captura de imagem digital de pessoas abordadas em situações suspeitas.
“O projeto prevê futuramente também a inclusão de reconhecimento facial junto às viaturas”, destacou o subsecretário.
Tecnologia integrada ao sistema de segurança pública
Além das viaturas, o governo estadual está ampliando o uso de outras tecnologias. Na última terça-feira (23), Casagrande anunciou a contratação de até 4.800 câmeras corporais (bodycams) para as forças de segurança.
O contrato prevê o fornecimento de no mínimo 1.000 equipamentos, com possibilidade de expansão, além de infraestrutura completa para armazenamento e custódia das imagens. O investimento é estimado em R$ 750 por equipamento, com validade inicial de 39 meses, prorrogável por até 10 anos.
As câmeras serão utilizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.
Totens de Segurança reforçam a vigilância
Nesta quarta-feira (24), o governador e o vice-governador Ricardo Ferraço inauguraram dois novos Totens de Segurança em Vitória. Com essas adições, o Espírito Santo agora conta com 40 torres de vigilância em funcionamento na Grande Vitória.
Os totens são interligados ao Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) e estão integrados ao Cerco Inteligente do Estado, com uso de reconhecimento facial, geolocalização e monitoramento em tempo real.
Tecnologia como aliada no combate ao crime
O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, destacou que a adoção de tecnologias não substitui o 190, mas reforça a eficiência e a velocidade do atendimento policial.
“Temos agora as torres de segurança, viaturas com câmeras e as câmeras corporais. São muitas tecnologias que estamos agregando. Com o Núcleo, teremos operadores especializados em atender mais rápido a população e acionar o recurso mais próximo da emergência”, explicou.
A expectativa do governo é que, com essas medidas, o Espírito Santo continue modernizando sua estrutura de segurança, aumentando a prevenção e melhorando o tempo de resposta em situações de risco.