O mercado de crédito para veículos começou 2026 em alta no Brasil. Em janeiro, foram financiadas 616 mil unidades entre automóveis leves, motocicletas e veículos pesados, o maior volume já registrado para o mês desde 2008. O resultado representa um crescimento de 9,2% na comparação com o mesmo período de 2025.
O levantamento é da Trillia, nova frente de inteligência de dados da B3, responsável por monitorar as operações de financiamento em todo o país.
Os veículos seminovos lideraram o número de contratos, com 412 mil unidades financiadas e avanço de 8,8% em relação a janeiro do ano passado. Já os veículos novos somaram 204 mil financiamentos, registrando alta de 10,1% na mesma base de comparação.
Quando analisado apenas o segmento de automóveis leves, o crescimento foi de 8,7%. O destaque do mês ficou com as motocicletas, que apresentaram forte expansão de 21,9% nas vendas financiadas.
O desempenho positivo indica um início de ano aquecido para o setor automotivo, impulsionado pelo aumento da demanda por crédito e pela retomada do consumo, fatores que contribuem para a movimentação da economia e para o fortalecimento do mercado de veículos no país.

